IDR-Paraná e UTFPR firmam acordo de cooperação técnica 27/03/2024 - 08:22

Representantes de treze campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e extensionistas do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) estiveram reunidos nesta terça-feira, em Curitiba, em uma oficina para elaborar um plano de trabalho de cooperação técnica entre as duas instituições. O objetivo é, primeiramente, identificar as necessidades dos profissionais do Instituto e o que a universidade pode oferecer com seu conhecimento técnico. A partir daí serão desenvolvidos projetos conjuntos.

Marcos Flávio Schiefler Filho, reitor da UTFPR, explicou que já existem diversos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos, em ações individuais, em algumas regiões. A  institucionalização dessa parceria ficou marcada a partir do encontro em Curitiba. Shiefler Filho disse que o IDR-Paraná tem sido um grande parceiro da Universidade, já que vários cursos da UTFPR têm pontos em comum com a missão do Instituto de fortalecer o produtor rural. “Temos vários cursos que podem contribuir com soluções para o campo. Essa parceria com o IDR-Paraná é estratégica já que o nosso interesse é formar pessoas, apresentar pesquisas aplicadas. Há muito o que pode ser melhorado na agricultura do estado”, observou o reitor.

Durante a reunião, os extensionistas do IDR-Paraná mapearam algumas dificuldades que o produtor familiar enfrenta no seu dia a dia e como a universidade pode contribuir para a resolução desses problemas. Um exemplo é a falta de mecanização específica para a pequena propriedade. “Cursos da área de Mecatrônica, e outros, podem contribuir com soluções customizadas para cada propriedade. Desenvolvendo equipamentos para cada necessidade”, ressaltou Shiefler Filho. Ele acrescentou ainda que a reunião foi uma oportunidade de aproximar pesquisadores do Instituto e diretores dos campus da UTFPR do estado. Ele afirmou que foram identificados os projetos já em desenvolvimento em parceria com o IDR-Paraná e quais as linhas de interesse para os próximos anos. O reitor lembrou que, no campus de Pato Branco, foi desenvolvida uma variedade de maçã com menor necessidade de horas de frio; bem como um ruminador - aparelho que analisa a mastigação dos bovinos e pode melhorar a alimentação dos animais. Em Dois Vizinhos o tema das pesquisas foi a criação de bio insumos. Além desses trabalhos, a UTFPR e IDR-Paraná também já implementaram o uso de drones no acompanhamento da produção e melhoraram a conectividade nas propriedades rurais assistidas, permitindo ao produtor rural usar um banco de dados para tomar decisões. A Universidade e o Instituto também participam da Rede Paranaense de Sequestro de Carbono. Shiefler Filho destacou que a intenção da academia, assim como do IDR-Paraná, é contribuir para a inclusão social e econômica do produtor rural.

Para Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, essa parceria é relevante pois fortalece a missão do Instituto de contribuir para o desenvolvimento rural do estado e aproximar a tecnologia rural e o homem do campo. “A parceria com a UTFPR proporciona um nível ainda maior em pesquisa agropecuária e assistência rural. E quem se beneficia é o agricultor paranaense. Já temos uma das melhores agriculturas do país, mas podemos e devemos qualificar cada vez mais”, afirma.