Bambu

Oficinas sobre "Uso Sustentável do Bambu"

A utilização do bambu em bioconstruções é muito interessante, sob o ponto de vista econômico, para grande parte dos agricultores familiares. Essa vantagem no custo menor é o que mais se ressalta aos olhos, mas a utilização do bambu nas propriedades deve ser ampliada pela visão da agroecologia, a qual não se atêm apenas na viabilidade econômica de uma atividade. Com o enfoque agroecológico entende-se que uma agricultura sustentável deve ser complementada pela questão ambiental e social na construção de processos de desenvolvimento rural sustentável, onde o bambu que é considerado “a planta dos mil usos” encaixa-se bem nessa filosofia.
O bambu, por se tratar de uma planta tropical e que produz colmos anualmente sem necessidade de replantio, se apresenta como um grande recurso natural com um imenso potencial agrícola, devido a sua versatilidade, resistência, vitalidade e beleza. Para o agricultor familiar, o bambu traz inúmeras vantagens, pois pode ser utilizado em benefício do agroecossistema, protegendo mananciais e encostas, evitando a erosão, e o condicionamento climático com quebra-ventos favorecendo a fertilidade e sanidade do sistema.

Estes e outros aspectos importantes ligados ao cultivo e uso do bambu, são objetos de abordagem nas oficinas sobre "Uso sustentável do bambu".


OFICINA  USO SUSTENTÁVEL DO BAMBU

1° Módulo

CONTEÚDO

· Introdução teórica - Conhecimento essenciais sobre Bambu (20 horas)

- Morfologia (estrutura da planta),

- Características das espécies,

- Manejo do bambuzal,

- Colheita,

- Tratamentos,

- Propagação.

2°Módulo

· Construção de estrutura em Bambu para cultivo protegido / estufa (20 horas)

- Dimensionamento e demarcação do local,

- Preparação das peças,

- Construção.




Recomendar esta página via e-mail: