Vídeos

Histórico

O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia foi idealizado em 2004, pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, com o objetivo de recuperar a área ao redor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Iraí, que até então servia à pesquisa voltada à agricultura convencional e à organização de feiras agropecuárias.

Com o estabelecimento da APA, o uso desta área e das estruturas existentes necessitava ser repensado, uma vez que a legislação inviabilizava a realização das feiras agropecuárias no formato com que vinham sendo conduzidas e a continuidade das atividades voltadas à agricultura convencional. Assim, um Comitê Gestor, composto por nove instituições, foi constituído com a missão de redesenhar todo este espaço, observando todas as limitações impostas dentro de uma APA, dentre as quais as restrições quanto ao acesso da população e a expressa proibição do uso de agrotóxicos e adubos sintéticos. As faltas de recursos próprios e de autonomia administrativa impediam o andamento do trabalho deste Comitê. Desta forma, em meados de 2005, propôs-se a criação de uma nova instituição para a promoção da agroecologia reforçando as diretrizes governamentais de apoio à agricultura familiar.

Finalmente, em 28 de dezembro de 2005, a Assembléia Legislativa do Paraná aprovou o Decreto governamental que instituia o CPRA como uma autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. 

Com muitos desafios já superados, e muitos ainda por superar, o CPRA vem, a cada ano, provando que o desenvolvimento de uma agricultura mais responsável é não apenas possível, mas também necessário. Para saber mais a respeito da história e dos propósitos de nossa instituição, confira o artigo Centro Paranaense de Referência em Agroecologia: histórico, avanços, desafios e perspectivas. O texto foi publicado no ano em que o CPRA completou uma década de existência.
Recomendar esta página via e-mail: