Notícias

01/04/2016

Lançamento Cartilha Sobre Produção de Abelhas sem Ferrão

Publicado em JIE - Jornal de Itaipu Eletrônico (http://jie.itaipu)

CAB lança cartilha sobre produção de abelhas sem ferrão

10h21 - 28/03/2016

O Programa Desenvolvimento Rural Sustentável, umas das ações do Cultivando Água Boa, lançou, no último dia 17, a cartilha "Nossas Brasileirinhas - As Abelhas Nativas", que reúne informações técnicas e ilustrações sobre a biologia desses insetos, além de abordar técnicas de manejo para a produção de mel.

Lançamento da cartilha foi durante o Encontro Cultivando Água Boa

Lançamento da cartilha foi durante o Encontro Cultivando Água Boa

O lançamento aconteceu durante a oficina do Programa, durante o 13º Encontro do Cultivando Água Boa, em Foz do Iguaçu. Participaram da solenidade o presidente do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), João Carlos Zandoná, o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, além dos participantes do programa. A Itaipu patrocina a produção do material.

Responsáveis pelo programa Desenvolvimento Rural Sustentável e parceiros.

Responsáveis pelo programa Desenvolvimento Rural Sustentável e parceiros.

A cartilha é de autoria do engenheiro agrônomo e estudioso das abelhas indígenas sem ferrão, Hermes Neri Palumbo, que ministra cursos desde 2003, com apoio da CPRA e da Câmara Técnica de Meliponicultura do Estado do Paraná. Elas serão distribuídas gratuitamente aos meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) da região, que são assistidos pela Biolabore e associados à Coofamel.

A criação de abelhas sem ferrão é uma atividade que vem crescendo por não oferecer riscos de acidentes como acontece na criação de outras espécies de abelhas, além das qualidades nutricionais do mel e seu valor de mercado.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.