Cursos & Eventos

02/02/2017

Criação de abelhas nativas: CPRA recebe ex-alunos do curso de meliponicultura

Na última quarta-feira (01/02/2017), o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) recebeu uma turma de ex-alunos do curso ‘Criação racional de abelhas nativas’. O objetivo do grupo é, além de atualizar os conhecimentos na área, discutir a possível criação de uma associação de meliponicultures. No encontro, foram pouco mais de 15 membros presentes – que são, em sua maioria, produtores rurais da Região Metropolitana de Curitiba.

“Essas reuniões são muito proveitosas para sistematizar e uniformizar nossos conhecimentos a partir da troca de experiências”, comenta o biólogo Paulo Luciano da Silva, que mantém uma propriedade em Campina Grande do Sul. Ele destaca que a importância da meliponicultura não se limita a seus aspectos comerciais. “O mais importante, em meu entendimento, é que essa atividade promove o resgate da biodiversidade local”, explica Silva.

Aliás, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as abelhas são responsáveis pela polinização de 35% dos alimentos dos quais nossa espécie depende para sobreviver.

A próxima reunião do grupo será no dia 08/03/2017. Uma das ideias é que a cada mês esse encontro aconteça na propriedade de um dos participantes, de modo que possam compartilhar suas experiências e criar uma metodologia de trabalho cada vez mais eficiente.

Desde 2010 o CPRA promove, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), cursos na área de meliponicultura. As próximas edições devem acontecer a partir do mês que vem. Para mais informações, fique atento ao site do CPRA e também às nossas redes sociais.



  • Conheça o canal do CPRA no YouTube
  • Leia as notícias do CPRA no Medium
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.