Livro de visitas

24/03/2017

Alunos de agronomia da Uniguaçu visitam o CPRA

Foi uma quinta-feira diferente para os alunos de agronomia da Uniguaçu. Vindos de União da Vitória (PR), eles chegaram cedo ao município de Pinhais (PR), onde passaram o dia a conhecer as diversas atividades do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). Os estudantes, que em sua maioria eram do 5º período, foram recepcionados pela engenheira agrônoma Simone Richter, responsável pela área de Produção Vegetal Integrada no CPRA.

Os alunos da Uniguaçu tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em áreas como olericultura orgânica, plantas medicinais, produção de leite orgânico, sistemas silvipastoris, pastagens, minhocários, avicultura colonial, uso sustentável do bambu, criação de abelhas nativas, entre outros temas. Além disso, eles também conheceram uma técnica de análise de solos conhecida como cromatografia de Pfeiffer – método ainda pouco conhecido nos círculos acadêmicos.

Ao longo dos últimos anos, muitos trabalhos científicos – incluindo [dissertações de mestrado e teses de doutorado] – já foram conduzidos em parceria com o CPRA. E a aluna Lurdes Mundstock, que já trabalha com produção orgânica há muitos anos,  também pretende usar conhecimentos da agroecologia para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso – que será na área de fitopatologia. “Tenho muito interesse no estudo das propriedades bactericidas do própolis”, adianta Mundstock. Ela pensa em avaliar o potencial dessa substância para o controle de doenças que afetam algumas hortaliças. “O própolis é muito usado para controle de doenças bacterianas em animais, e talvez seja viável também usá-lo para a mesma finalidade em plantas.”


Henrique Kugler


  • Conheça o canal do CPRA no YouTube

  • Leia as notícias do CPRA no Medium

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.