Livro de visitas

17/08/2017

Comitiva do Paraguai visita sede do CPRA, em Pinhais

O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) recebeu, nesta quarta-feira (16/08/2017), a visita de uma comitiva do Paraguai. Agricultores, técnicos e representantes do governo paraguaio vieram em busca de um intercâmbio de informações – com o objetivo de observar como a agricultura de base ecológica tem se desenvolvido no Brasil e, em especial, no Paraná.

“Temos o intuito de entender como os agricultores paranaenses encaram a questão da agroecologia, e também gostaríamos de conhecer as políticas públicas para o fomento do setor”, comenta o engenheiro agrônomo Fernando Ríos Alvarenga, membro da Diretoria de Qualidade Vegetal e Agricultura Orgânica (DICAO) do Paraguai. Trata-se de um órgão governamental que integra o Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes (SENAVE).

Alvarenga diz ter ficado bastante entusiasmado com o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO), do qual o CPRA mantém um núcleo regional. “Iniciaremos no Paraguai um programa com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos agricultores orgânicos e, no quesito capacitação e certificação, acredito que o PPCPO possa nos servir como um bom modelo”, diz Alvarenga.

“Queremos desenvolver estratégias com as quais os agricultores possam dar maior valor agregado a seus produtos”, comenta o engenheiro agrônomo Mariano Franco, diretor do SENAVE. “Por isso temos interesse em observar o ciclo de produção, processamento e comercialização dos alimentos orgânicos aqui no Brasil”.

Alvarenga diz ter ficado muito satisfeito com o que a equipe pôde ver e aprender no CPRA: “Este centro é, de fato, uma referência no setor”, disse ele antes de regressar a seu país.



  • Conheça o canal do CPRA no YouTube

  • Leia as notícias do CPRA no Medium

  • Conheça a página de apresentação do CPRA no Spark
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.