CPRA na mídia

01/09/2017

Agência de Notícias | Festa da Semente Crioula acontece domingo, em Quatro Barras

Agricultores familiares e consumidores de alimentos orgânicos terão a oportunidade de trocar mudas e sementes tradicionais e agroecológicas. O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e o Instituto Emater promovem neste domingo (03) a 5a Festa Regional da Semente Crioula, em parceria com cooperativas e coletivos de produtores agroecológicos. O evento acontece das 9h às 18h no Portal do Itupava, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.

A festa é organizada tradicionalmente no final do inverno, para celebrar a colheita e buscar novas mudas e sementes para o plantio da primavera. As sementes crioulas são livre de transgênicos e adaptadas ao modelo de produção agroecológica, que é baseado na preservação e respeito ao solo, ao meio ambiente e aos próprios produtores.

Além da troca, o evento conta com feira de produtos orgânicos e artesanatos, oficinas, palestras, apresentações culturais e um almoço com um cardápio orgânico produzido e preparado por agricultores locais – sendo muitos dos produtos oriundos de sementes crioulas. O custo do almoço é de R$ 20,00.

CAMPO E CIDADE – O coordenador de projetos do CPRA, Manuel Delafoulhouve, afirmou que o objetivo da festa é integrar o campo e a cidade. “Para os produtores, a troca de semente crioula garante a autonomia e a soberania alimentares, já que o cultivo de espécies tradicionais garante a diversidade de alimentos”, disse. “E o consumidor tem um papel fundamental nesta proposta. Ao ir atrás de produtos tradicionais, ele valoriza a agricultura local e sustentável”, afirmou.

De acordo com Delafoulhouve, a variedade de alimentos é enorme. Serão trocados e comercializados vários tipos de tubérculos, hortaliças, frutas, temperos, plantas medicinais, grãos, pães, ovos, queijos e mel de abelhas nativas. Tudo é produzido pela agricultura familiar.

O evento é gratuito, quem quiser participar da troca pode levar suas mudas ou sementes. “Quem é da cidade, pode trocar a salsinha que planta no apartamento por uma muda de hortelã ou de cebolinha, e aí terá os temperos completos”, comentou.



  • Conheça o canal do CPRA no YouTube

  • Leia as notícias do CPRA no Medium

  • Conheça a página de apresentação do CPRA no Spark



Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=95285&tit=Festa-da-Semente-Crioula-acontece-domingo-em-Quatro-Barras

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.