Vídeos

Livro de visitas

22/09/2017

CPRA participa da 16ª Jornada de Agroecologia

Desde sua primeira edição, em 2002, a Jornada de Agroecologia vem se consolidando como um dos principais eventos nacionais relacionados à agricultura familiar. Refletir sobre outros modelos possíveis de agricultura – em uma perspectiva que valoriza a justiça social, os recursos naturais e a segurança alimentar – é o objetivo desse encontro que reúne milhares de participantes, do campo e da cidade, todos os anos.

O evento, desta vez sediado na Lapa, já está em sua 16ª edição. Entre os dias 20 e 23 de setembro, a programação inclui palestras, oficinas, vivências, apresentações culturais… Na quinta-feira (21), parte da programação aconteceu em Pinhais (PR), nas dependências do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia: foram as oficinas intituladas Uso sustentável do bambu; Olericultura agroecológica; Avicultura agroecológica; e Práticas da produção agroecológica de leite. Além disso, a equipe do CPRA organizou a oficina Comercialização solidária de alimentos agroecológicos, em Campo Largo (PR); e participou de um seminário temático sobre sementes crioulas e agrobiodiversidade na Lapa.

“Os agricultores gostaram muito da visita ao CPRA e a avaliação foi bastante positiva”, diz a engenheira agrônoma Nataly Varela, bolsista do CPRA e uma das organizadoras das oficinas que aconteceram na quinta-feira.

A agricultora Bruna Zimpel, uma das dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná, concorda. “ A Jornada de Agroecologia é um evento muito importante para a nossa luta". Segundo ela, as oficinas são, na programação da jornada, os momentos mais esperados pelos agricultores.

“Nossas portas estão sempre abertas para os agricultores e para todos aqueles interessados em praticar a agroecologia”, comenta o engenheiro agrônomo Márcio Miranda, diretor-adjunto do CPRA, durante a recepção aos participantes. A recepção aconteceu no auditório do Colégio Agrícola Newton Freire Maia – que, por acaso, fica logo ao lado da Fazenda Agroecológica do CPRA. O engenheiro agrônomo Edson Blum, diretor do colégio, também deu as boas vindas aos agricultores e reforçou a importância de eventos como esse para a disseminação da agroecologia em nosso estado.




  • Conheça o canal do CPRA no YouTube

  • Leia as notícias do CPRA no Medium

  • Conheça a página de apresentação do CPRA no Spark
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.