Vídeos

Cursos & Eventos

13/11/2017

INSCRIÇÕES | CPRA abre nova turma para curso de meliponicultura


O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) promove, nos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro de 2017, o curso intitulado ‘Criação racional de abelhas nativas’. São 32 horas de conteúdo sobre temas relacionados ao fascinante universo da criação de abelhas nativas. O curso abordará as diferenças entre as abelhas do gênero Apis, usadas na apicultura, e as abelhas do gênero Melipona, usadas nas meliponicultura e também conhecidas como abelhas sem ferrão. Os conteúdos também incluem, entre outros aspectos, os seguintes itens:

- A distribuição geográfica das abelhas do gênero Melipona;
- Tipos de ninho;
- Estrutura das colônias;
- Técnicas de captura;
- Transferência e divisão de colônias;
- Instalação de meliponários;
- Predadores das abelhas sem ferrão;
- Produtos, subprodutos e funções das abelhas sem ferrão.

“A criação racional de abelhas nativas sem ferrão é uma eficiente atitude para resgatarmos e preservarmos estes insetos, responsáveis direta ou indiretamente pela polinização de 65% dos vegetais consumidos pela espécie humana”, explica o técnico agrícola Valcir Wilhelm, instrutor do curso e responsável pelas atividades de meliponicultura do CPRA.

Wilhelm também ressalta a potencialidade que a meliponicultura representa para propriedades familiares de base agroecológica. Afinal, trata-se de uma alternativa de renda em perfeita consonância com o uso racional e sustentável dos recursos naturais. Além disso, a meliponicultura é compatível com praticamente qualquer outra atividade produtiva já em andamento nas propriedades. E também pode ser um importante recurso para aqueles interessados em turismo rural e educação ambiental.

Outra vantagem: a meliponicultura, diferentemente da apicultura, pode ser desenvolvida em propriedades situadas em regiões de maior concentração populacional. Mesmo jardins residenciais e centros urbanos, por exemplo, podem ser locais propícios para a criação de abelhas sem ferrão – desde que haja, nas proximidades, remanescentes de mata ou espécies de flores que sirvam de fonte de alimento para esses insetos.

É com o objetivo de capacitar os interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca do tema que o CPRA, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), oferece o curso 'Criação racional de abelhas nativas'.

Informe-se, divulgue e participe!


Serviço


Curso ‘Criação racional de abelhas nativas’

Datas: 11, 12, 13 e 14 de dezembro de 2017

Horário: 8h às 17h

Custo: Gratuito

Idade mínima: 18 anos

Inscrições: Formulário Online

Local: Sede do CPRA - Estrada da Graciosa, 6960, CEP 83327-055, Pinhais (PR)

Acesso: Confira a localização do CPRA em nosso mapa interativo

Telefone: (41) 3544-8100

Alimentação: Haverá intervalo de uma hora para almoço. O CPRA também fornece, sem custo, um pequeno lanche duas vezes ao dia, às 10h e às 15h. Há um restaurante nas imediações do CPRA, a uma distância de 10 minutos de caminhada; e diversas opções no município de Pinhais ou Quatro Barras, a cerca de 10 minutos de carro. O aluno também pode trazer sua própria refeição e utilizar o refeitório do CPRA.

Certificados: Os certificados deverão ser impressos pelo participante no site www.sistemafaep.org.br. Basta clicar no menu 'Senar-PR' e, em seguida, em 'Cursos', onde o internauta encontrará a opção 'Certificado online'.

Importante: Ficarão impedidos de participar de novos cursos e eventos pelo prazo de 180 dias aqueles que, confirmada a inscrição, deixarem de comparecer sem comunicação prévia de 2 dias úteis anteriores ao início do curso.

Para mais informações, basta entrar em contato com Valcir Wilhelm pelo email valcirw@cpra.pr.gov.br.



  • Conheça o canal do CPRA no YouTube

  • Leia as notícias do CPRA no Medium

  • Conheça a página de apresentação do CPRA no Spark
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.