Vídeos

Notícias

23/11/2017

PARANÁ AGROECOLÓGICO - CPRA REÚNE GRUPOS DE TRABALHO PARA O PLANO DE AÇÃO NAS REGIÕES METROPOLITANA DE CURITIBA E LITORAL

Paraná Agroecológico
   No dia 21 de Novembro de 2017, aconteceu na sede do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) a I Oficina para construção do Plano de Ação das Regiões Metropolitanas (RMC) de Curitiba e Litoral do programa Paraná Agroecológico. Estiveram presentes para a realização da oficina cerca de 60 lideranças envolvidas na agroecologia, agricultura familiar, saúde e meio ambiente. Separados por regiões como: Litoral, Vale do Ribeira e RMC, os grupos relataram as experiências coletivas e individuais exitosas nas regiões, as análises dos problemas enfrentados, as oportunidades aproveitadas, diagnosticaram os desafios e potencialidades da agroecologia.

  Os Secretários de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes estiveram presentes no dia, destacando a importância da produção agroecológica e orgânica da RMC, principalmente pelo fato dessa ser uma área de captação de água para consumo. “Se não cuidarmos disso agora, com a redução na aplicação de agrotóxicos na produção agropecuária, no futuro será necessário buscar água para o abastecimento de Curitiba distante cerca de 100 quilômetros”, disse Ortigara.

   Os resultados obtidos nesse dia servirão como apoio ao Comitê Gestor para avaliação de tomadas de decisão conforme os registros. Essas experiências compartilhadas pelas regiões em questão foram comentadas com base nos cinco eixos do programa que são: ATER (Assistência técnica e extensão rural); Pesquisa e ensino; Comercialização; Produção e Legislação.

   Acontecerão mais quatro oficinas no restante do estado para a construção do Plano de Ação do Paraná Agroecológico, promovendo evolução do plano que abrangem a reestruturação do CPRA, cuja proposta para o período 2019/22 foi entregue pelo presidente do órgão, João Carlos Zandoná, aos secretários de Estado.

Fonte: Agroecologia Acontece

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.