Vídeos

Notícias

08/03/2018

Começam as aulas do 'III Curso de Homeopatia na Agroecologia', no CPRA

Na última quarta-feira (07/03/2018), teve início o III Curso de Homeopatia na Agroecologia. A ideia é oferecer a agricultores, extensionistas, estudantes e demais curiosos um primeiro contato com os conhecimentos básicos acerca das teorias e métodos que embasam as práticas homeopáticas.

As aulas acontecem no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), e também participam da organização do curso a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA).

“Nossa ideia é que os estudantes possam vivenciar a homeopatia no decorrer do curso, aprendendo um pouco sobre a história, os conceitos básicos e os princípios envolvidos nesta prática”, comenta o médico veterinário Alexandre Mendonça, instrutor do primeiro módulo do programa.

O grupo é bastante eclético: veterinários, produtores rurais, geógrafos e até mesmo aposentados que querem aperfeiçoar seus conhecimentos ou aprender coisas novas. “Ensino homeopatia há mais de vinte anos e percebo que essa área do saber, de fato, atrai pessoas das mais diversas formações”, observa Mendonça.

Uma das participantes é a veterinária Luíza Justen Naumann, também agricultora no município de São José dos Pinhais (PR). Ela diz que, durante sua graduação, não teve contato algum com práticas homeopáticas. “Já ouvi alguns relatos segundo os quais a homeopatia pode funcionar, então resolvi participar deste curso para adquirir conhecimentos a respeito”, conta.

Muitas pessoas questionam a validade científica dos saberes homeopáticos. O tema divide opiniões. “Na verdade, o primeiro passo para quem questiona deveria ser o conhecimento; muitos desconhecem os princípios ou ignoram as evidências”, diz Mendonça. “Antes de ter uma opinião favorável ou contrária ao que quer que seja, acredito que o primeiro passo é estudar o assunto.”

O instrutor afirma que, no contexto agropecuário, a homeopatia pode trazer muitas vantagens: alimentos de melhor qualidade, devido à ausência de produtos químicos sintéticos e potencialmente prejudiciais; o baixo custo de produção, uma vez que os preparados homeopáticos são bastante acessíveis; e a efetividade dos tratamentos.

Para mais informações sobre o cronograma do curso, e sobre como se inscrever para os próximos módulos, basta entrar em contato com o médico veterinário do CPRA, Evandro Richter, pelo email mrichter@cpra.pr.gov.br.



  • Conheça o canal do CPRA no YouTube

  • Leia as notícias do CPRA no Medium
  • Conheça a página de apresentação do CPRA no Spark
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.