Notícias

30/04/2018

George Hiraiwa, engenheiro agrônomo, assume a liderança da Secretaria da Agricultura e Abastecimento

A governadora Cida Borghetti indicou o empresário e engenheiro​-agrônomo ​​George Hiraiwa para comandar a Secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento. Natural de Assaí, no Norte do Estado, Hiraiwa trará sua experiência na área de tecnologia para estimular a inovação na agricultura, focando na produtividade e também na permanência do jovem no campo.

“O novo secretário é um técnico com ideias inovadoras e muita experiência na área rural. Ele vai dar grande contribuição para o crescimento da nossa agropecuária e para o desenvolvimento tecnológico aplicado à produção agrícola”, afirmou Cida Borghetti ao anunciar a nomeação durante encontro com lideranças de Londrina no Palácio Iguaçu. Ela salientou a trajetória profissional, a visão empresarial e a capacidade do novo secretário.

Hiraiwa disse que o Paraná tem todas as condições de utilizar a tecnologia a favor da agricultura. “Muitos municípios, como Pato Branco, Jacarezinho e Toledo, já contam com parques tecnológicos desenvolvidos que podem contribuir com os nossos agricultores”, destaca. “Além de ampliar a produtividade e dar mais eficiência à agropecuária, os projetos de inovação também despertam o interesse dos jovens a continuar trabalhando no campo”, disse.

Hackathon

O novo secretário da Agricultura foi o idealizador do primeiro hackathon do Brasil voltado para o agronegócio. A maratona envolve programadores, hackers, desenvolvedores e inventores para buscar soluções tecnológicas para o setor. O evento acontece desde 2016 em Londrina e resultou na criação da SRP Valey, um ecossistema de inovação que reúne a Sociedade Rural do Paraná e entidades como o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sebrae com a proposta de apoiar projetos tecnológicos e startups do setor do agronegócio.

Hiraiwa também destacou que vai manter as boas parcerias com as entidades que representam o setor, como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). “Tudo o que fizermos vai refletir no trabalho dos pequenos, médio e grandes agricultores, por isso caminharemos juntos para melhorar a produtividade e ampliar a inovação no campo”, salientou.

Currículo

Engenheiro-agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), George Hiraiwa trabalhou em diversas áreas da agricultura. Como empresário, atua no setor de franquias e presidiu a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Também faz parte do Conselho de Administração do Sicoob.

O encontro no Palácio Iguaçu teve a presença do secretário em exercício da Agricultura, Otamir Martins; do deputado estadual Tiago Amaral; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Cláudio Tedeschi; de Moacir Sgarioni, diretor administrativo da Sociedade Rural do Paraná e Ricardo Rezende, diretor de pecuária da mesma entidade; além do vereador londrinense Eduardo Tominaga.


Fonte: http://www.iapar.br/2018/04/2360/Com-foco-na-inovacao-George-Hiraiwa-assume-a-Agricultura.htm


  • Conheça o canal do CPRA no YouTube

  • Leia as notícias do CPRA no Medium
  • Conheça a página de apresentação do CPRA no Spark
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.