Vídeos

Notícias

04/06/2018

A Semana dos Orgânicos e a democratização da agroecologia

A Semana dos Orgânicos foi um sucesso! Entre os dias 23 e 27 de maio, milhares de pessoas visitaram o Mercado Municipal de Curitiba para aprender mais sobre alimentação saudável, produtos orgânicos e sistemas agroecológicos de produção. E a já famosa barraca de bambu do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) foi, como sempre, uma das principais atrações do evento.

Uma unidade demonstrativa de técnicas de compostagem; uma caixa de abelhas nativas com direito a degustação de mel; uma exposição fotográfica; bioconstruções em bambu; além de muita informação sobre agricultura familiar e agroecologia; foram alguns dos elementos que o CPRA compartilhou com o público curitibano neste importante acontecimento.

“Espaços assim incentivam o público a aprender mais sobre alimentos orgânicos; nossos avós já se alimentavam dessa maneira e as gerações mais jovens, hoje, talvez estejam buscando um retorno a esse estilo de consumo mais natural, mais saudável e mais equilibrado”, comenta a consumidora Ana Zagonel. Segundo ela, é importante democratizar o acesso à alimentação orgânica e agroecológica. “Além disso, é preciso dar à população mais elementos para entender as mudanças que estão por acontecer na legislação, neste momento delicado em que tramitam, em Brasília, projetos de lei que tornarão mais permissivo o uso de agrotóxicos e menos transparente o sistema de rotulagem de alimentos transgênicos”, preocupa-se Ana.

Anita Fujimoto, aposentada e assídua apreciadora de produtos orgânicos, concorda. “Gosto muito das feiras agroecológicas e percebo que os preços estão cada vez mais acessíveis”, observa. “A quantidade de veneno aplicada nos alimentos convencionais é absurda”, preocupa-se a consumidora.

“Na conta da sustentabilidade da cadeia do alimento que a agroecologia preconiza, os dois componentes, produção e consumo, têm papéis fundamentais”, diz o diretor-adjunto do CPRA, Márcio Miranda. “Eventos como a Semana dos Orgânicos são importantes para mostrar estes papéis aos consumidores e chamá-los a assumi-los: não como uma obrigação pesada que exige sacrifício, mas sim com a satisfação de se alimentar com produtos com mais qualidade e sabor.”

A Semana dos Orgânicos é um evento nacional, normalmente apoiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento   (MAPA). Este ano, porém, a organização na capital paranaense ficou por conta da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAB) e da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme). Também participaram do encontro o Instituo Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com a apresentação uma maquete sobre as relações entre campo e cidade; a empresa Broto Fácil, com conceitos inovadores para a produção doméstica de alimentos; e a *startup* Favo, dedicada a sistemas de irrigação para agricultura urbana e demais assuntos vinculados à produção agroecológica de alimentos.

Henrique Kugler



  • Conheça o canal do CPRA no YouTube

  • Leia as notícias do CPRA no Medium
  • Conheça a página de apresentação do CPRA no Spark
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.