Vídeos

CPRA na mídia

12/06/2018

Agência de Notícias do Paraná | Paraná se destaca em práticas agroecológicas

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, através do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), marcou presença esta quarta-feira (06) na abertura da 17ª Jornada de Agroecologia, no Teatro Guaíra. O evento segue até o sábado (09), com palestras, oficinas e atividades culturais.

O diretor-adjunto do CPRA, Márcio Miranda, destacou que o Paraná é um dos estados mais avançados do país no desenvolvimento de práticas agroecológicas. “Debatemos o papel da agroecologia como solução para as ameaças aos recursos naturais”, disse. O Estado é pioneiro na criação de um órgão governamental específico para fomentar esse setor.

Mais de 40 movimentos e entidades participam da organização da jornada, que é itinerante e chega a Curitiba pela primeira vez. Entre eles, além do CPRA, estão as Universidades Federal e Tecnológica do Paraná (UFPR e UTFPR), a organização Terra de Direitos, o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria) e o MST.

Nesta quinta-feira (07), entre as 9h e as 17h, técnicos do CPRA vão ministrar oficinas sobre uso sustentável do bambu, olericultura agroecológica, produção animal agroecológica, micro-organismos eficazes, sistema de irrigação para hortaliças, comercialização solidária e agroecológica, entre outros temas. As oficinas acontecem na sede do CPRA, em Pinhais. A programação completa está no site http://www.jornadaagroecologia.com.br.

Também participam do evento o Iapar e a Emater com oficinas em Pinhais e na Lapa. Uma equipe técnica abordará assuntos como a avaliação da qualidade do solo, fruticultura temperada, minhocultura e vermicompostagem, produção de leite de búfala em sistema agroecológico, homeopatia na agropecuária, produção de morango orgânico, captação e descarte responsável de água e produção de caldas para culturas.

FEIRA - Ao longo de quatro dias, alimentos agroecológicos estarão à venda em uma feira na Praça Santos Andrade. A estimativa dos organizadores é reunir cerca de 60 expositores. Além da feira, haverá espaço para a Culinária da Terra com barracas de pratos típicos da região Sul do Brasil.

Serviço

17ª Jornada de Agroecologia
Data: de 6 a 9 de junho
Local: Reitoria e Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Praça Santos Andrade, no Centro da Curitiba
Informações e programação: |
Redes sociais: facebook.com/jornadade.agroecologia




  • Conheça o canal do CPRA no YouTube

  • Leia as notícias do CPRA no Medium
  • Conheça a página de apresentação do CPRA no Spark


Fonte: SEAB | http://www.agricultura.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6124&tit=Parana-se-destaca-em-praticas-agroecologicas

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.