Notícias

22/10/2018

Curitiba celebra o Dia Mundial da Alimentação

O poder público de Curitiba faz celebração ao Dia mundial da alimentação nesta quarta feira 16 de outubro de 2018. O evento aconteceu no fim do calçadão da Rua das Flores, antes da Praça Osório, a famosa e histórica Boca Maldita. Estavam presentes a secretaria municipal de saúde e secretaria municipal de abastecimento e agricultura, juntamente com apoio de universidades da região Pontifícia universidade católica do Paraná (PUCPR), Uniandrade, Universidade Positivo e Unicesumar. Nós estivemos presentes para poder registrar e comemorar juntamente com a capital paranaense onde o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) mais atua com o resgate da consciência alimentar por meio do projeto de consumo responsável chamado Cesta Solidária.
Cada entidade representada no dia teve papel fundamental na comemoração, o objetivo dessa ação era trazer a público a clareza do consumo alimentar consciente e a auto responsabilidade pela geração de resíduos.

O evento foi organizado em formato de circuito da consciência, onde o participante passava pelas áreas do ciclo alimentar: produção, industrialização, consumo, reciclagem, meio ambiente e saúde. Na área de produção os participantes aprenderam a importância do consumo local da agricultura familiar por meio dos ciclos curtos das feiras organizadas por toda Curitiba e os grupos de consumo consciente fomentados pelo CPRA. A industrialização e consumo dos alimentos foi abordada pela secretaria da saúde, os participantes foram ensinados sobre o perigo em consumir exageradamente alimentos ultraprocessados e os benefícios em consumir alimentos in natura. A questão da auto responsabilidade foi trabalhada na área da reciclagem, compostagem e meio ambiente com a secretaria de abastecimento e agricultura. Além dos modelos de gestão de resíduos, a agricultura urbana fez parte da pauta de ensino do evento, trazendo. Após os participantes terminarem o ciclo de aprendizado alimentar, eles puderem participar de momentos protagonizados por universitários na área da saúde e gastronomia, experimentando um delicioso prato de salada produzido com casca de abóbora e com a turma de enfermagem e nutrição puderam fazer as medições de pressão e glicemia

De acordo com o Luiz Dâmaso Gusi secretário municipal de abastecimento e agricultura: “ Nos da secretaria queremos trazer esse resgate da cultura alimentar da população curitibana e consequentemente o cuidado com a saúde. Além do dia mundial da alimentação, nós adotamos a semana da alimentação”

Dia 16 de Outubro de 1945 foi a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), e a partir de 1981 essa data passou a ser comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Essa data é comemorada e organizada em mais de 150 países, um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. Nos países que acolheram essa data são promovidos eventos de conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.