Notícias

24/10/2018

CPRA promove palestras sobre produção avícola de postura e corte


No último dia 05, O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) realizou um encontro entre agricultores familiares, estudantes e técnicos da área animal. O evento teve o intuito de compartilhar conhecimentos e experiências sobre a produção avícola de postura e corte, em especial nos sistemas de produção colonial e orgânico.

O encontro foi organizado pela equipe de técnicos do CPRA e contou com duas palestras sobre o assunto. Inicialmente, a médica veterinária Mariam El Tasse, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), abordou os temas legislação e bem-estar na avicultura colonial. Já o zootecnista Douglas Barbosa, do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), direcionou a discussão para os sistemas de criação de frango caipira na agricultura familiar. Durante o encontro, o palestrante trouxe casos e experiências do projeto “Avicultura Colonial de Corte da Cidade de Verê”,  do qual é um dos técnicos responsáveis.

O evento foi palco de discussões sobre os temas, apontando dúvidas pertinentes e desafios enfrentados pelos agricultores no dia-a-dia. Para Nicole Mühlenhoff, técnica do CPRA, os encontros são essenciais tanto aos produtores quanto para quem necessita atender suas demandas. “Esses momentos são oportunidades em que conseguimos unir a legislação atual com as reais necessidades dos produtores”, afirma a também zootecnista.

O agricultor Willian Wolter conta que o evento superou suas expectativas. “Foi muito bom, muito bem organizado. Eventos como este são extremamente importantes para esclarecer dúvidas e incentivar a agricultura familiar, principalmente as orgânicas e de bases agroecológicas”, comenta.

Para o zootecnista Douglas, estes encontros promovem mais do que conhecimento técnico. “eventos como esse, ligando entidades e famílias agricultoras, têm um diferencial: preocupação com o bem-estar familiar. Levar alternativas de produções que agregam, acima de tudo, conhecimento ao produtor é apoiar e ensinar o homem do campo a produzir alimentos de qualidade em harmonia com a natureza e o meio em que vive”, ressalta.

Grupo de estudos

Aos interessados, além de eventos, o CPRA também promove um grupo de estudos mensal sobre avicultura colonial. Durante os encontros, são discutidos assuntos como legislação, manejo, comercialização de insumos e agroindústria, entre outros. Para mais informações sobre datas e locais de encontro, entre em contato pelo telefone: (41) 3544-8100.


Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.