CPRA na mídia

09/11/2018

Professor Emérito da Universidade de Cambridge visita o CPRA

No dia 24 de outubro de 2018 o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA teve a honra de receber a visita do ilustre biólogo e cientista Donald Broom. O pesquisador estava pelo Brasil a convite da Universidade Federal do Paraná - UFPR para um mês como professor visitante especial. Ele vem a convite do Laboratório de Bem-estar Animal (Labea) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, no âmbito do Projeto Fauna Legal, financiado pela CAPES, com o objetivo de melhorar a compreensão de questões legislativas envolvendo os animais.

D. Broom é Professor Emérito da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e tem um papel fundamental na ciência do bem-estar animal. Seu trabalho é um marco em pesquisa, ensino e extensão, sendo que ele foi o primeiro professor de bem-estar animal do mundo em uma escola de medicina veterinária. Tem artigos publicados e vários livros, fatos que o tornam influente no ensino de bem-estar animal realizado nas mais diversas instituições em diferentes países. Ele também tem ampla contribuição para a sociedade de uma maneira geral, estando envolvido, por exemplo, com a construção das diretivas européias de bem-estar animal, que vêm reformulando a maneira como os animais são criados em várias áreas de atividades, como produção de alimentos.

Aproveitando sua passagem pelo nosso país, D. Broom também foi convidado a conhecer o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA. Aqui na casa da agroecologia, guiado pela zootecnista Catia Hermes e bolsista do programa Paraná Mais Orgânicos - PMO, ele pode conhecer o amplo trabalho de produção de leite orgânico em sistema silvipastoril baseado no modelo de Pastoreio Racional Voisin - PRV, a oficina de bambu e o uso sustentável deste recurso na pecuária ecológica. Broom conheceu a produção de suíno de raça moura (uma parceria UFPR e CPRA) no modelo cama sobreposta. Apresentamos ao pesquisador nosso sistema de produção de ovos agroecológicos e o galinheiro de bambu.

Cátia ressalta a importância da visita de D. Broom, não apenas por ser uma autoridade mundial em bem estar animal, mas pelo CPRA receber elogios do pesquisador pelo trabalho que vem sendo realizado para comunidade agrícola familiar ecológica, Catia cita que com isso “sabemos que estamos no caminho certo”.

Ponto destacado por Broom na visita ao CPRA foi à importância de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA), pois o melhor aproveitamento dos espaços é pauta mundial para sustentabilidade. O cientista ressalta também a importância de centros experimentais como o CPRA para o Brasil e o mundo, além de citar: “O futuro do mundo é ser orgânico”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.