Notícias

14/01/2019

CPRA divulga programação curso de Homeopatia na Agroecologia 2019


O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA), oferece o curso Homeopatia na Agroecologia 2019. Os temas serão divididos em nove módulos, com encontros de dois dias seguidos uma vez ao mês e carga horária de 176 horas presenciais. A maior parte dos módulos acontecerá nas primeiras quartas e quintas de cada mês, com algumas exceções devido à agenda de algum professor.

a

Este curso não conta com apoio financeiro de nenhuma fonte para pagamento dos professorese e gastos correntes do curso, sendo o seu custo dividido pelo número de interessados. Para mantermos a viabilidade financeira do curso, no primeiro módulo será cobrado juntamente com a primeira parcela o valor do ultimo módulo – nono módulo e seminário final. Portanto, no primeiro dia do curso será cobrado o valor correspondente a dois módulos. Se houver desistência, o valor não será devolvido devido ao comprometimento do custo dos professores e do seminário final.

Disponibilizaremos duas bolsas de estudo que serão selecionadas pela coordenação do curso, seguindo o seguinte critério: agricultor familiar com dificuldades financeiras para pagar os módulos e com o aval de um grupo de agricultores.

O CPRA dispõe de uma casa de hóspedes que poderá abrigar até seis participantes sem custos adicionais. No entanto, é necessário trazer toalha, roupa de cama, coberta, travesseiro e material de higiene. Pedimos que avisem com antecedência a necessidade de pernoite. Além disso, todas as refeições serão por conta do aluno.Também será disponibilizado material de apoio técnico para estudo e aprofundamento durante o curso.


Inscrições: encerradas


Confira a programação e os valores abaixo:

Início: 13 e 14 de março de 2019

Local: CPRA - Estrada da Graciosa, 6960 - Parque das Nascentes, Pinhais | PR


Data

Módulo

Tema

Ministrante

13 e 14/03/19

1

História da Homeopatia; Arte e filosofia homeopática; Força Vital; Introdução ao Organon; Princípios da Homeopatia; Estudo de Matéria Médica- pulsatilla, nux vômica.

Méd. Vet.

Alexandre Mendonça

03 e 04/04/19

2

Experimentação em Homeopatia; Leis de cura; Obstáculos à cura; Doenças agudas; 1ª Consulta homeopática; Hierarquização dos sintomas; Repertório e repertorização; Estudo de Matéria Médica – sépia, arsênico.

Méd. Vet.

Alexandre Mendonça

08 e 09/05/19

3

Prescrição homeopática; Doenças crônicas; Miasmas; Consulta prática; Supressão; Patogenesia; Retorno sintomas antigos; Estudo do Organon; Estudo de Matéria Médica.

Méd. Vet.

Sheyla Fracaro

05 e 06/06/19

4

2ª Consulta; Retorno de Sintomas antigos; Prática-repertorização; Gênio epidêmico; Farmácia de emergência; Legislação;Estudo de Matéria Médica.

Méd. Vet.

Sheyla Fracaro

03 e 04/07/19

5

Farmacopéia Homeopática; Iso, Tauto, Alo e Homeopatia; Nosódios, Sarcódios, organoterapicos; Escalas de medicamentos homeopáticos; Acordes de potências; Modos de preparo; Radiestesia: Conceito, Histórico; Instrumentos radiestésicos; Possibilidades de uso na Agropecuária; Diagramas; Procedimentos de Diagnóstico Radiestésico; Exercícios práticos; Estudo de Matéria Médica.

Farm.

Lilian Carniatto

 

Eng.ª Agrª

Cristiane Coradin

02 e 03/08/19

6

Homeopatia em vegetais; Experimentação em vegetais; Principais medicamentos e uso em vegetais; Estudo de Matéria Médica.

Engº Agrº

Carlos Bonato

04 e 05/09/19

7

Homeopatia em vegetais; A escolha dos tratamentos; Acologia; Repertorização homeopática em vegetais; Experiências práticas; Estudo de Matéria Médica.

Engª Agrª

Márcia Toledo

02 e 03/10/19

8

Homeopatia e a saúde dos Agroecossistemas; Estudo de Matéria Médica.

Eng.º Agrº

Pedro Boff

05, 06 e  07/11/19

9

Seminário Homeopatia na Agroecologia; Apresentações Trabalhos Estudos de caso.

Coordenação

Seminário Homeopatia na Agroecologia; Palestras.

 

Mais informações com Evandro: mrichter@cpra.pr.gov.br | WhatsApp (41) 9.8866-1984.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.