Notícias

10/05/2019

Alunos da UFPR visitam CPRA durante a Semana Acadêmica de Agronomia

por Thaiany Osório


O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) recebeu, nesta segunda-feira (06), estudantes de agronomia para o curso “Agricultura Biodinâmica”, ministrado pela engenheira agrônoma do Centro, Simone Richter. O encontro fez parte da programação da Semana Acadêmica de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e surgiu da iniciativa  do Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica (GEAE) da instituição.

Durante o período da manhã, os alunos se reuniram no auditório do CPRA para um embasamento teórico sobre agronomia biodinâmica. Já no período da tarde, foi realizada uma atividade prática de produção e aplicação de preparados biodinâmicos, em que os estudantes desenterraram chifres bovinos e fizeram compostos para aplicar no pasto. Para José Ricardo Vieira, aluno do segundo ano da graduação, é importante aprender sobre agricultura biodinâmica, já que ela tem ligação direta com a história do nosso país e a forma como nos alimentamos. “A agricultura familiar utiliza todas essas técnicas que aprendemos. – Explica ele. – É uma prática milenar.”

O interesse e a curiosidade dos alunos sobre o tema parte da carência de disciplinas obrigatórias sobre assuntos correlatos à agroecologia na grade curricular convencional. “Por isso o CPRA sempre tem alguns temas que podem interessar e enriquecer o currículo deles.”, explica Simone. Gabriel Balzani, aluno do terceiro ano da graduação e membro do GEAE, vê na mobilização estudantil a oportunidade para aprender alternativas agrícolas que nem sempre são mostradas na universidade. “A maioria das disciplinas focam mais no agronegócio. É importante para os alunos perceberem que é possível não seguir o padrão e tentar o diferente”, finaliza ele.


Visitas


O CPRA está aberto a visitas! Para agendar um horário, entre em contato pelo telefone: (41) 3544-8862.



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.