Notícias

13/05/2019

Terceira edição do projeto “Ensinar para Proteger” visita o CPRA para uma tarde de educação ambiental

por Thaiany Osório

O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) recebeu, na terça-feira (07), alunos da escola municipal João Curupaná da Silva, localizada no município de Quatro Barras, para uma tarde de educação ambiental. A visita faz parte de uma das atividades do projeto “Ensinar para Proteger”, uma iniciativa da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente do município.


Esta é a primeira vez em que o CPRA está incluso na programação do projeto, que já está em sua terceira edição. Os estudantes, de quarto e quinto ano, foram guiados pelos estagiários do Centro pelas áreas de bem-estar animal e produção vegetal integrada. Assim, puderam conhecer as instalações em bambu, como o galinheiro e a bambucilga, além das abelhas no meliponario. As crianças também aprenderam um pouco sobre as plantas medicinais no relógio do corpo humano e sobre a prática da compostagem, no minhocário.


Geliade Thaylor, estagiário do CPRA e um dos guia do grupo, se surpreendeu com o interesse e atenção dos alunos durante as explicações. “Alguns nunca tinham visto vacas, bezerros e abelhas antes. Eles se encantavam quando as abelhas saiam das casinhas”, conta ele.

a

O projeto “Ensinar para Proteger” contempla quatro turmas da escola municipal João Curupaná da Silva, duas matutinas e duas vespertinas. Na foto, as crianças observam as abelhas no meliponario. Fotos: Thiago Maceno/CPRA.


Ao todo, 80 estudantes visitaram o CPRA, acompanhados de três professores da escola e três agentes da Defesa Civil de Quatro Barras. O projeto “Ensinar para proteger” acompanha os alunos durante quatro meses, semanalmente, para aulas práticas e teóricas sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e educação ambiental, perpassando temas como o uso correto do solo e o impacto do lixo. Para Rosamaria Duarte, agente da Defesa Civil, a visita ao CPRA é importante porque oferece uma diversidade de temas ambientais para tratar com os alunos. “Assim, todo mundo aprende: as crianças e nós, para que possamos repassar o que aprendemos para o restante dos alunos”, finaliza ela.

a

Em agosto, a turma terá uma confraternização e uma cerimônia de formatura, dando fim ao projeto. Fotos: Thiago Maceno/CPRA.


Visitas


O CPRA está aberto a visitas! Para agendar um horário, entre em contato pelo telefone: (41) 3544-8862.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.