Cursos & Eventos

17/10/2019

CPRA oferta oficina de Erva-Mate em unidade de referência

Por Thaiany Osório 


O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) está ofertando, em parceria com a EMBRAPA Florestas e o Centro de Desenvolvimento e Educação dos Sistemas Tradicionais de erva-mate (CEDErva), a oficina de Erva-Mate no dia 22 de outubro. Os temas tratados na oficina são referentes ao manejo, ecologia, história ambiental e possibilidades a partir de práticas agroecológicas do cultivo da planta. 

O seminário surgiu a partir da demanda do agricultor referência Otacílio Benites que, assim como outros agricultores, possui pés de erva-mate nativos dentro da sua reserva legal. Otacílio faz parte do projeto “Produção de Base Agroecológica na Região Metropolitana de Curitiba” e tem como expectativa que o encontro ofereça uma base para que agricultores possam manejar os pés com o intuito de comercialização da erva. 

A oficina será realizada na sítio “Raízes Gaúchas”, propriedade do Otacílio, em Quatro Barras. O facilitador é o Engenheiro Florestal Dr. André Biscaia de Lacerda, pesquisador da Embrapa Florestas na área de manejo, ecologia e genética. Apesar da época adequada para o manejo da planta ser de junho a setembro, a oficina proporcionará um dia de campo pelo sítio, enquanto haverão discussões sobre a história da erva mate no contexto ambiental em que ela está inserida.

Com programação para o dia inteiro, o almoço será de forma colaborativa, onde os participantes deverão levar alimento pronto para somar na partilha.


A

Conheça o CEDErva


O Centro de Desenvolvimento e Educação dos Sistemas Tradicionais de erva-mate,  CEDErva, é uma rede colaborativa de pessoas que possuem interesse na temática de sistemas tradicionais de produção e desenvolvimento do cultivo da erva-mate, composta por agricultores familiares do Paraná e de Santa Catarina, Instituições de ensino e Sindicatos Rurais. Para mais informações sobre a iniciativa, acesse www.cederva.com

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.